Teoria Musical

O Instrumento Musical Baritone!

O instrumento musical baritone!

Os instrumentos de sopro exercem uma função vital no universo da música. Com eles é possível fazer tanto acompanhamentos quanto solos, trazendo sonoridades únicas e encorpadas que podem ser usadas em diversos estilos musicais. Entre esta classe de instrumentos musicais, um dos que mais se destaca é o baritone, que por meio de um mecanismo eficiente consegue tocar todas as escalas de sons, o que o torna versátil e especial.

Um pouco mais sobre o baritone

Com registros desde a Roma Antiga, o surgimento do baritone está associado a usos militares e cerimoniais. No entanto, a invenção de seu formato moderno se deve a Adolphe Sax em 1848. Feito em bronze e composto por um conjunto de tubos enrolados, válvulas, uma abertura de sino e um bocal, este instrumento funciona por meio de um conjunto de tubos de metal. Estes fazem o ar do músico que o toca vibrar em diferentes níveis, o que emite as notas musicais e suas variações com o auxílio de botões externos.


Este instrumento musical é afinado em SI e sua sonoridade dentro de uma banda é mais forte que a de um trombone e mais suave que um eufônio. Quanto o baritone é tocado junto com outros instrumentos de sopro como, ele normalmente executa partes mais complicadas da música, como pontes e melodias de modo geral. Sua estrutura é bem grande, e para o músico conseguir toca-lo corretamente é preciso controlar a respiração e abraça-lo.

Estilos musicais que mais usam o baritone

Um baritone serve tanto como acompanhamento quanto como executor de solos. Dentro de uma orquestra, ele desempenha uma função muito importante. Ele equilibra tons graves e agudos, encorpando a melodia e proporcionando momentos de maior emoção sonora em um concerto. Mas atualmente, este instrumento vem sendo cada vez mais adotado em diversos estilos musicais, oferecendo inúmeras possibilidades melódicas.


Entre os gêneros de maior destaque está o jazz e o ska. O primeiro, baseado na improvisação, ganha texturas e contornos vivos e nítidos apoiados no baritone. Já o segundo usa-o como forma de dar mais energia as músicas, mesclando-o com elementos do raggae e animando suas melodias. É interessante notar como este instrumento musical se encaixa com a mesma competência em estilos tão diferentes, cheios de particularidades.

Para quem que começar tocar

O baritone exige técnica e muito treino. Os interessados em aprendê-lo precisam achar um bom professor, entender seu contexto dentro de uma música e avaliar se este é o instrumento certo. Também é importante aprender como mantê-lo afinado e sempre pronto para tocar. Além disto, leva algum tempo para se acostumar com a forma correta de tirar os seus sons.


Tanto para manter a melodia, solar ou elevar a emoção e a energia sonora, o instrumento musical baritone é interessante e indispensável. Seu uso se dá tanto na orquestra quanto em outros gêneros, e isso o faz ser uma ótima opção para quem quer entrar no mundo da música.
Palavras-chave: baritone, instrumento musical, música.

Partituras Grátis Aqui