Teoria Musical

Conhecendo melhor o cello

Conhecendo melhor o cello!

Grande e autêntico, o cello pode ser considerado como um dos instrumentos de cordas mais versáteis dentro da música. Com a sua sonoridade bela e encorpada, ele pode ser usado tanto como acompanhamento quanto como para solar, e produz excelentes melodias nos estilos musicais onde é adotado. Conheça mais a sua história e todas as suas capacidades sonoras.

Concepção e estrutura sonora

Sendo uma abreviatura carinhosa do violoncelo, o cello surgiu no século XVI na Itália. Ele compõe os instrumentos da família de cordas entre a Viola e o Contrabaixo. A afinação de suas quatro cordas é em Lá, Ré, Sol e Dó, da primeira para a última. Seu corpo é grande e para ser tocado é preciso que o músico esteja sentado de maneira equilibrada e apoie a sua haste de metal chamada espigão no chão. Pode ser tocado com o arco quanto com os dedos (pizzicato).Mais...


Artistas como Beethoven e Vivaldi ajudaram a dar destaque para o violoncelo com os seus concertos, ressaltando sua sonoridade mais grave e também muito poética. Com a evolução do instrumento musical, hoje artistas conseguem explorar muitas possibilidades por meio de suas melodias, aliando a tecnologia e a criatividade.


Possibilidades de uso do cello

Normalmente, o uso do violoncelo está associado com música clássica, em sonatas e peças executadas por orquestras. Entretanto, devido a sua versatilidade para embalar praticamente qualquer tipo de melodia, outros estilos musicais já o adotaram. Entre eles destacam-se alguns artistas avant-garde, tanto solo como em grupos, como Zoe Keating e Break of Reality. Seu uso também pode ser notado inclusive de modo mais enérgico como no Rock’n Roll. Um ótimo exemplo é o trabalho dos músicos 2Cellos, que tocam clássicos do gênero com o instrumento.


Um cello é indicado para qualquer melodia que queira exaltar emoção, trazer um clima mais intimista e proporcionar relaxamento e reflexão. Interpor seus campos harmônicos, seja com outros instrumentos de corda, de teclas ou de percussão produz músicas sempre belas e memoráveis. Vale a pena experimentar usa-lo para criar obras realmente memoráveis.

O que é preciso para ser um violoncelista

Primeiramente, sensibilidade, amor a música e a disciplina são indispensáveis. Por se tratar de um instrumento que não mostra a localização de suas notas no braço, é preciso algum tempo de estudo e treinos para dominar sua teoria. Um dos requisitos para tocar violoncelo é saber ler partituras, para conseguir escrever melodias e reproduzir músicas já criadas. Deve-se fazer aulas com um professor experiente e procurar locais para tocar, como grupos e orquestras.


Oferecendo inúmeros caminhos sonoros para seguir, o cello é um ótimo instrumento para se ouvir e para aprender. Empregado em muitos estilos musicais diferentes, o som que produz é a prova de que é possível aliar técnica com criatividade e emoção.
Palavras-chave: cello, violoncelo , instrumento musical, melodias.

Partituras Grátis Aqui